quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Qual é o seu conceito para Marketing Esportivo?

Amanhã, 23, começa a 12ª edição da Adventure Sports, feira criada em 1998 pelo empresário Sergio Franco. Não preciso dizer que ela é uma importante ferramenta de marketing para empresas dos mais variados segmentos que desejam ter sua marca circulando no mercado de aventura.

Toquei no assunto da feira porque, além do marketing esportivo fazer parte, de certa forma, da minha rotina profissional, o que me faz refletir sobre o assunto com certa freqüência, já tive muitos clientes interessados nesse evento em específico e outras ações ligadas ao esporte. Decidi, então, escrever minhas singelas reflexões.

Começo dizendo que não pretendo ser especialista no tema. Não sou o mais indicado para comentar jogos de futebol, no entanto, entendo que o RP tem e deve ser um profissional multidisciplinar, acompanhar tendências, observar não só o segmento do seu cliente/ empresa, como a concorrência mais de perto, sem contar no conhecimento de outros setores que lhe é exigido. Mas esse post fica para outro dia.

Entendo que marketing esportivo lida com à emoção, à paixão. É uma ferramenta para se relacionar com diversos stakeholders, que tem ligação com o esporte. A comunicação por meio do esporte se vale do simbolismo que ele representa para os públicos-alvo. Superação, trabalho em equipe e liderança possuem importantes significados tanto para o sucesso na vida esportiva, quanto para a corporativa. A prova disso é vasta bibliografia assinada por técnicos e jogadores.

Mais de perto, tenho percebido que a prática do marketing esportivo tem impactado o consumidor, na maioria das vezes, nos seus momentos de descontração, quando ele procura saber de informações relacionadas ao seu time ou jogador, por exemplo. O torcedor entende a marca como uma parceira que faz com que os Campeonatos e os times possam conquistar o sucesso e seguir sua trajetória.

E é isso que sei sobre Marketing Esportivo. E qual é a sua opinião?

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