domingo, 22 de agosto de 2010

As mídias sociais como solução para a comunicação interna

Muito se fala do uso das mídias sociais para conversar com os consumidores e clientes. Ms e quando ela é uma ferramenta para comunicação interna? O portal Computerworld publicou uma matéria sobre o tema muito interessante. Veja, abaixo:

“Os suportes de comunicação interna online mais usados pelas empresas são a intranet, wikis, newsletters, instant messaging, Facebook e blogues”, sendo que “a actualização e manutenção destas plataformas é da responsabilidade dos departamentos de comunicação, marketing, sistemas de informação e, por último, dos recursos humanos”, revelou um inquérito a mais de 50 profissionais presentes no evento Get Together, promovido pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa e divulgado em comunicado por esta iniciativa que junta o Grupo Inforpress, Universidade Católica e Executive Digest . “Encaramos as redes sociais como um novo suporte de comunicação interna que facilita a transferência de conhecimento entre cada colaborador, no sentido de agilizar as funções que implicam o contacto com os 190 mil colaboradores do grupo”, referiu Ana Bernardes, Recruiting & Professional Development Lead da Accenture Portugal.

“As redes sociais, em termos de comunicação externa, são um desafio para as empresas, na medida em que as pessoas já utilizam mais estas plataformas do que os meios tradicionais”, salientou Lara Campos Tropa, da equipa de Marketing, Comunicações e Cidadania da IBM, que aconselhou o estabelecimento de directivas, a criação de um código de conduta e de valores “que ajudem os colaboradores a melhor se posicionarem nas redes sociais. Até porque “a entrada nas redes sociais tem que ter reflexos no negócio, tem que ser estratégico”, lembrou Patrícia Dias, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. “As redes sociais são uma realidade, estão para ficar e não devem ser ignoradas”, afirma Filipa Primo, Account Manager de e-comunicação do Grupo Inforpress. “Contudo, nenhuma empresa pode encarar esta realidade sem uma profunda mudança cultural, que deve ser assumida pela empresa e pelos colaboradores. É necessário avaliar a importância da Web no contexto de trabalho e estarmos mais alerta para as ansiedades e expectativas dos colaboradores”.

Esta especialistas avançou com “oito tendências Web para a comunicação interna”:
1. Portais sociais com directório de networking corporativo, dados pessoais e chat;
2. Blogging e micro-blogging com comunicação bilateral, em tempo real e reforço do sentimento de pertença e compromisso;
3. Conteúdos móveis e eventos virtuais através de podcasting, aplicações móveis e vídeo-conferência;
4. Formação colaborativa através de portais de e-learning internos e ferramentas colaborativas de conhecimento ­ wikis, bookmarks;
5. Communiting com redes sociais próprias ou comunidades internas em plataformas
internas;
6. Crowdsourcing interno através de blogues de ideias e jogos colaborativos;
7. Embaixadores 2.0 através de colaboradores bloggers e conteúdo gerado pelos funcionários;
8. Recrutamento através de redes corporativas e criação de dinâmicas mais interactivas.

Nenhum comentário: