domingo, 21 de dezembro de 2008

Em tempos de crise...

O assunto do momento em qualquer roda de amigos, em casa ou em um churrasco que seja, é a crise econômica. Todo mundo tem uma opinião sobre ela, correto? Correto. E você já parou para pensar em o que dizer para o presidente da sua empresa ou para seu cliente caso ele te pergunte como as relações públicas podem ajudar a organização a passar por esse período turbulento?

Bom, quero fechar o ano do “RP em Questão” com um post que vai trazer um pouco de tudo que já discutimos nesse blog, que foi criado para a fomentar a atividade. E, em tempos de crise, é a hora certa para mostrarmos que a profissão tem muito mais a oferecer, concordam?

Li uma entrevista bem bacana do Victor Oliva, Conselheiro geral da Ampro - Associação de Marketing Promocional - e diretor-geral da Holding Clube, para o portal “Nós da Comunicação”, que apresentou um bom argumento para nos ajudar a convencer os executivos de que, em tempos de crise, ele terá, sim, que dar um horário em sua agenda para a equipe de comunicação. Oliva comenta que, com as novas tecnologias, as crises passadas não são mais exemplos e que as novas mídias podem corroborar muito para que as coisas não andem tão bem, caso não saibam administrar o relacionamento da empresa nesse universo.

“... Um banco pode ir à bancarrota pela internet se todos os clientes decidirem sacar o dinheiro on-line. Se, por um lado, são muitas incertezas, por outro, temos remédios igualmente novos. Hoje, os bancos centrais se falam, os governos se encontram em órgãos competentes. No computador, você toma decisões bilionárias. E isso deve ser um sinal para encararmos a situação de forma mais otimista. Vivemos uma crise de auto-estima e de falta de entusiasmo para as batalhas de todo dia. É a postura que os empresários e os profissionais não podem ter”.
Acredito, mais do que nunca, que o RP, nesse momento, tem de agir como um analista de cenário, entendendo o comportamento dos seus públicos para que dessa maneira ele seja pró-ativo em definir estratégias de comunicação que possam apoiar a companhia por esse caminho.

O profissional deve estar envolvido em todo o processo de relacionamento com os públicos, que ficou ainda mais delicada nesse contexto. A empresa não pode parar suas atividades ou o trabalho já realizado até o momento, e, por isso, é necessário inovar para não perder o espaço conquistado.

Encontrei um artigo bacana sobre Dicas e Recomendações para a Comunicação Corporativa superar a crise no UniversoRP.net que apresenta alguns fundamentos de Comunicação Corporativa para esse momento de crise. Esse pode ser um norteador para que avalie a situação em que sua companhia se encontra e aplique o que for de acordo.

Outra fonte de informações sobre como a comunicação pode agir em tempos de crise é o Blog Crise & Comunicação, que reúne artigos de profissionais da área, cases e indicações de livro sobre o assunto.
Enfim, temos que trabalhar com toda a equipe da empresa para neutralizar os efeitos dessa onde na vida da empresa, dos seus colaboradores, dos seus públicos. Vale lembrar que não há receita para a ação do relações públicas em tempos de crise, mas temos os princípios de comunicação corporativa que a empresa deve adotar. É muito importante ser transparente e manter uma posição junto à mídia de forma geral, que tem estressado muito o assunto, pois somente assim o mercado se solidarizará com as empresas.
Temos muito trabalho esperando por nós em Janeiro!
Boas Festas para todos que acompanham o RP em Questão.

Nenhum comentário: