domingo, 11 de outubro de 2009

Intensa relação: Assessor de Imprensa e Jornalista

O relacionamento entre assessores e jornalistas continua em pauta. O livro de Rodrigo Capella, "Assessor de Imprensa - fonte qualificada para uma boa notícia", por meio de uma extensa pesquisa literária e de campo, apresenta os principais pontos que norteiam essa relação. A professora-doutura Marli dos Santos, coordenou o livro que é o resultado de uma tese do jornalista para sua pós-graduação.

O livro aponta que ainda temos caminhos a percorrer em busca da relação ideal assessor-jornalista. Entre as principais conclusões é possível verificar que o assessor de imprensa deve ser uma extensão da redação, dando o apoio necessário ao jornalista. É fundamental conhecer a rotina dos veículos e saber o momento exato para abordá-los. O domínio de informações completas e corretas também é muito importante para gerar credibilidade uma vez que atualmente o jornalista não possui muito tempo para checá-las. A relação preza muito pelo profissionalismo, por isso não se deve valer de “jabás” para a redação, assim como não se deve insistir com o colega ou mentir para conseguir um espaço no jornal.

O autor concluiu que, aproximadamene, 85% do que é publicado hoje na imprensa vem de Assessoria de Imprensa. "AI e Jornalistas estão cada vez mais parceiros, um dependente cada vez mais do outro. A notícia hoje dificilmente é construída sem a colaboração de um assessor de imprensa", afirma Rodrgio Capella.

Rodrigo Capella é assessor de imprensa e escritor. Formado em jornalismo pela Umesp, Capella é pós-graduado em comunicação jornalística, com ênfase em jornalismo institucional, pela PUC-SP. Trabalha com Assessoria de Imprensa desde 2002 e tem experiência em ambiente corporativo, agência de publicidade e entidade classista.


Ficha Técnica:

Título: Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia
Autor: Rodrigo Capella
Editora: Clube de Autores
Número de páginas: 157
Preço: R$ 30,35
Peso: 523 gramasEdição: 1 (2009)

Nenhum comentário: