1.
Organize-se:
Crie um calendário editorial para sua página no Facebook, seu blog ou Twitter.
Essa visão geral lhe ajudará, primeiro, a entender quais assuntos serão mais
importantes, definir mensagens-chave que devem estar nessa comunicação e
entender, futuramente, quais delas geram mais engajamento.
2.
O
planejamento também vai a ajudá-lo a definir que tipo de canal você deseja ter.
Para isso, também tente entender seu público, que tipo de informação busca.
3.
Aprenda
e utilize todas as formas de comunicação na rede: links, texto, vídeo e
imagens. A variedade incrementa o alcance e o engajamento dos usuários,
mostrando versatilidade.
4.
Adote
uma linguagem humanizada para que as pessoas se identifiquem e queiram criar
relacionamento e dialogar. As pessoas tendem a reclamar com as marcas somente e
não conversar (não é isso que queremos, certo?)
5.
As
mensagens precisam gerar valor para os usuários, portanto leve isso em
consideração na hora de montar seu calendário editorial. Se não acrescentar
nada, logo mais estará sendo cortado e não terá resultado de engajamento. Você pode
e deve promover sua marca, mas com medida, cerca de 15% / 20% do conteúdo deve
ser dedicado a isso diretamente. Pense sempre em postagens que incentivem as
pessoas a procurar mais informações e a comentar.
6.
Não
é fácil ser criativo para tantas mensagens, por isso é interessante utilizar
algumas ferramentas que te levam a entender o dialogo dentro da sua página: Google
Insights e Social
Bakers e daqui buscar inspiração.
7.
Responda:
As pessoas querem interação quando conversam com você nas redes sociais.
8.
O
Facebook e o Twitter, cada vez mais, estão deixando de ser um Feed de Notícias,
por isso, planeje seus conteúdos de acordo com as mídias. Não fique só
replicando informações.
9.
Uma
pergunta muito comum em meus cursos é “Devo postar somente conteúdo de minha
autoria?”. A resposta é “não”. Claro, é importante produzir o próprio conteúdo,
mas fazer uma boa curadoria de outros sites, projetos e imagens pela web também
é interessante. Importante: Mencione sempre as fontes dos textos, imagens e
vídeos.
10.
Imagem:
Nem todo post precisa de imagem. Eu mesmo tenho certa preguiça de usar imagem,
mas o fato é que as pesquisas apontam que o impacto de postagens com fotos é
muito maior.
11.
Daqui
um tempo, com a frequência, você vai ter uma fórmula pronta para os posts. Abandone-a.
Sempre estude a eficácia de seus posts para que possa entender qual é a demanda
de comunicação do momento, pois, quando menos esperar, o engajamento caiu. As
redes sociais são feitas de pessoas e pessoas mudam, por isso é importante
renovar posts.
12.
Frequência:
Não existe uma conta que diga quantos posts devem ser feitos/ dia. Mas não é difícil
encontrar pesquisas que apontam os melhores horários.
13.
Compartilhe
com seus fãs seus resultados, 5000 fãs ou 100 Curtir, por exemplo.
14.
Faça
perguntas, sobre imagens, campanhas, ideias. Coloque-as na legenda de suas
fotos, por exemplo, onde esta foto foi tirada? Ou você já pensou em visitar
esse lugar?
15.
Incentive
a criatividade dos fãs pedindo que compartilhem textos e imagens.
16.
Crie
mais fóruns no Facebook.
17.
Conte
a sua história. Busque fatos interessantes ou importantes sobre sua marca.
18.
Celebre
feriados e dias especiais que envolvam sua marca.
19.
O
mais importante de tudo: Erre, tente e tente novamente e aprenda. Se um post
não deu certo, mude o formato, o conteúdo. As relações públicas foram feitas
para lidar com pessoas. Nossa matéria-prima muda a todo instante.
Conte-nos o que deu certo para você!
Abaixo, algumas apresentações sobre o tema:
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