sábado, 10 de maio de 2008

Projeto prevê ações para melhorar o trânsito na cidade

A proposta Todos por São Paulo, inscrita no 1º Fórum Nossa São Paulo, propõe a implantação de programas de trabalho flexível e a distância

O trânsito e a qualidade do ar na cidade têm sido as maiores queixas dos paulistanos nos últimos tempos. Além da população, que sofre com o aumento do número de doenças respiratórias, acidentes e níveis de estresse, as empresas também estão sentindo as conseqüências do caos em que vivemos. Com o objetivo de tentar melhorar esse quadro, a SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, em parceria com a SOMA Agência de Comunicação Sustentável desenvolveu o projeto Todos por São Paulo, que propõe ações que diminuam a necessidade de locomoção na cidade como um todo e principalmente nos horários de pico, ajudando a desafogar o trânsito e a melhorar a qualidade do ar.

A princípio, o projeto previa o envolvimento de diversos atores da sociedade para atingir todos os principais focos do problema. Mas após discussões em dois encontros promovidos nas últimas semanas, decidiu-se focar as propostas na questão do trabalho, da comunicação e das empresas. Nos dois eventos, foi levantada a importância da quebra de paradigmas e algumas mudanças de comportamento, tanto de cidadãos, como do poder público e das empresas, em prol da qualidade de vida em São Paulo.

O projeto final será apresentado no I Fórum Nossa São Paulo, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, como proposta para o Grupo de Estudo sobre mobilidade urbana. A idéia principal é trazer novas opções de organização do trabalho, incluindo flexibilidade de horário e programas de trabalho a distância. “A maioria das pessoas entram no trabalho entre 8h e 9h e saem entre 17h e 18h. Horários alternativos já desafogariam as principais vias de centros empresariais como Berrini e Paulista, por exemplo”, destaca Ana Manssour, presidente da SOBRATT.

Com o acesso à tecnologia, também é possível que muitas pessoas trabalhem em suas próprias casas, diminuindo a necessidade de locomoção na cidade. “A legislação brasileira já dá suporte para este tipo de trabalho e muitas empresas já aderiram a essa idéia”, afirma Ana, que também ressalta a conseqüência na revitalização dos bairros e movimentação da economia local. “As pessoas passariam a fazer compras perto de suas casas, o que gera renda a fornecedores locais, ampliando assim as possibilidades de crescimento de pequenos empreendedores”, reforça.

E mesmo quando a opção do Home Office não é viável, é possível criar pólos de trabalho a distância, em diferentes bairros da cidade. Assim, a empresa oferece uma infra-estrutura básica e as pessoas têm a possibilidade de trabalhar em um espaço físico mais próximo da sua casa, sem precisar cruzar a cidade.

Outro aspecto importante da proposta é o incentivo a meios de transporte alternativos. As empresas podem promover um sistema de carona ou providenciar vans e ônibus fretados para os funcionários, bem como instalar bicicletários e vestiários para os ciclistas. “Mas tudo isso deve vir sempre acompanhado de campanhas de comunicação interna voltadas para educar e sensibilizar a todos com relação aos problemas e soluções referentes à questão da mobilidade e qualidade de vida na cidade”, afirma Ana Lúcia Berndt, diretora da SOMA Agência de Comunicação Sustentável.

Dessa forma, além de ajudar a diminuir o trânsito, as empresas que aderirem às ações propostas pelo projeto Todos por São Paulo, obterão resultados positivos em produtividade e bem-estar de seus funcionários e também contribuirão para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, obtendo um ganho de imagem junto à opinião pública. Os ganhos de produtividade têm impacto direto no faturamento e lucratividade das empresas, que, junto com o fortalecimento dos empreendimentos nos bairros geram maior arrecadação para o município. Dessa forma, o poder público amplia suas possibilidades de investimento nas obras viárias necessárias para a fluidez do trânsito paulistano. “Essas ações fortalecem os pilares da sustentabilidade nas organizações, promovendo negócios que são ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. Assim, todos saem ganhando, inclusive a cidade”, complementa Ana Lúcia.

Para conhecer a proposta completa, participar, aderir, opinar, sugerir ou criticar, envie um e-mail para geral@somaagencia.com.br


Mais informações sobre o I Fórum Nossa São Paulo no portal:
www.nossasãopaulo.org.br

Sobre a SOMA Agência
Especializada em comunicação e sustentabilidade, a SOMA Agência baseia seu trabalho nos princípios do “triple bottom line”, considerando os aspectos ambientais, humanos e econômicos em todas as suas ações. Para isso, desenvolve Projetos de Sustentabilidade e ações de Comunicação Sustentável que fortalecem ainda mais a credibilidade de seus clientes perante o mercado. Dessa forma, a agência assume um papel de agente multiplicador de conceitos e ações que contribuem para a valorização do coletivo, em prol do desenvolvimento sustentável. Mais informações no site www.somaagencia.com.br

Sobre a SOBRATTA SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades foi fundada em 1999, com a finalidade de estudar, promover e desenvolver o teletrabalho e as teleatividades, bases para a implementação de novas formas alternativas de organizar, distribuir e gerir o trabalho na nova economia e que contribuem para o aumento da produtividade, uma melhor qualidade de vida e que deve estabelecer uma relação mais justa entre o capital e o trabalho. Mais informações no site www.sobratt.org.br

Nenhum comentário: