quarta-feira, 9 de abril de 2008

Profissão Blogueiro

Fui à campo apurar o que se fala e se faz a respeito do tema, e, não para a minha surpresa, descobri que nasce aí uma nova profissão.

A internet mudou, e muito, o mundo dos negócios e da comunicação. Grande parcela da população passa, hoje, no mínimo, 8 horas em frente a uma tela de computador. As informações são instantâneas. Nesse contexto, é necessário rever a forma com que a organização se relaciona com seus públicos e responde aos anseios de mercado. O que têm estado na pauta das empresas é uma ferramenta que só agora ganha força (e profissionalismo) no mundo corporativo: os blogs.

A função do Blog Corporativo é ser mais um canal de relacionamento entre a empresa e seus públicos estratégicos, fortalecendo sua imagem e performance. O que não falta no mercado é literatura que apresente técnicas de como utilizar essa ferramenta para alavancar seus negócios.

Segundo dados publicados na Revista Época Negócios, de Outubro de 2007, o Brasil é o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta. Os brasileiros passam, por mês, 23H30MIN na rede mundial. A seguir vêm Eua (19h52min) e Japão (18h41min).

O fato é que as empresas estão muito mais expostas hoje do que 10 anos atrás. Os internautas estão atentos. A fabricante de cosméticos O Boticário, por exemplo, passou a monitorar o que sites, blogs e fóruns de discussão diziam a seu respeito. A interação é a palavra do momento. É necessário estar sempre atualizado e pronto para responder as demandas do mundo virtual.

De acordo com a pesquisa realizada pela Booz Allen, publicada na Época Negócios, que abrangeu um total de 4,6 mil pessoas entrevistadas no Brasil, Oriente Médio, Alemanha, Reino Unidos e Estados Unidos, 50% dos adultos que possuem acesso à internet em casa visitam sites 2.0. Entre os usuários do MySpace ouvidos no Brasil, 70% disseram ter criado, recentemente, o próprio conteúdo online. Isso nos leva a constatar que as pessoas participam ativamente no conteúdo exposto na internet. Ainda mais fundamental para as empresas é a informação de que as pessoas recorrem cada vez mais às comunidades online e aos blogs para basear sua decisões de compra.

Segundo o levantamento da consultoria, 50% dos usuários de sites colaborativos seguem dicas de compra recebidas pela internet. No Brasil, as pessoas revelaram-se ainda mais influenciáveis, com um total de 56% dos entrevistados admitindo seguir sugestões de conhecidos da rede. Outro dado revelador aponta o grau de confiança absoluto que os internautas depositam na rede: 40% dos entrevistados estão dispostos a aceitar recomendações feitas por desconhecidos.

Apesar de ser blogueiro, tenho ainda minhas indagações a seu respeito. Em junho de 2007, durante o 10° Congresso de Comunicação Corporativa, assisti a uma palestra que discutia a importância de se entender as novas mídias, como blogs e redes de relacionamento. Naquele momento percebi que, apesar de formado a pouco mais de um ano, estava desatualizado, pois não havia tido nenhum contato com as chamadas “novas mídias” durante o curso superior. E, pior, conversando com ex-professores, pude constatar que esse gap ainda existia. Me pergunto, então, quem assume o comando e as diretrizes dessa ferramenta de relacionamento dentro das corporações?

Blogosfera Corporativa Brasileira

Em minha “garimpagem” pela internet, encontrei dados muito interessantes sobre o crescimento dos Blogs Corporativos, apurados pelo o Blog Corporativo Wiki e postados em Setembro de 2007.

- Número total de blogs corporativos brasileiros no wiki no dia 15/06/2006: 3
- Número total de blogs corporativos brasileiros no wiki no dia 11/09/2007: 62
- Crescimento de quase 2000%



Distribuição:
- CEO Blogs: 5
- CEO Blogs internos: 2
- Blogs corporativos de pequena empresa: 28
- Blogs corporativos de média/grande empresa: 17
- Blogs corporativos para promoção de produtos: 10




Profissão: Blogueiro Corporativo

Em agosto de 2007, a Natura inaugurou o Blog da Campanha 2007 do Chronos, a partir da pró-atividade de uma consultora de vendas blogueira. Luciana Soldi Bullara, a consultora, sempre foi muito simpática a marca e resolveu criar o blog Movimento Natura. Sempre deixou claro que a empresa não possuía qualquer envolvimento ou decisão sobre seus posts. Quando a Natura lançou o seu próprio blog ela passou também a integrar o time “oficial” da ferramenta.

Com foco em auxiliar os demais Consultores Natura a incrementar as vendas e relacionamento com clientes finais, o Blog da Campanha 2007 do Chronos é voltado para o público em geral. Temos de concordar que a idéia de trazer uma consultora satisfeita para mediar as discussões é extremamente genuína. A comunicação por blog é percebida como mais humana, fugindo do conteúdo das webs corporativas.

Abaixo, segue carta enviada pela blogueira ao Blog Corporativo:
Sempre gostei muito dos produtos Natura e sempre admirei muito a postura e filosofia da empresa. No ano passado, me deu vontade e resolvi ser Consultora. Com essa aproximação maior que tive com o universo da Natura, passei a admirar mais ainda produtos/empresa, me deu um estalo e achei que o conceito ‘bem estar bem’ poderia render a produção de um conteúdo variado, rico e importante para a nossa realidade de hoje, onde falta qualidade de vida e sobram atitudes que prejudicam nossa vida no planeta. E melhor ainda se eu pudesse usar o poder de um blog para disseminá-lo.

Desde o início (Fev/2007), bloguei com vontade, sem esperar nada, nem audiência, nem reconhecimento. Dizia a mim mesma, em finais de semana ensolarados em frente ao computador, que o tempo despendido em blogar fazia me sentir melhor por fazer algo que agregava, mesmo se o blog não passasse de um repositório de informações legais pra mim mesma, na tentativa fracassada de disseminá-las por aí.

Está certo que o meu conhecimento técnico sobre web e blogs ajudou muito e fez com que o meu blog tenha uma audiência considerável e um ótimo pagerank em ferramentas de busca. Isso de certa forma chamou a atenção da Natura, além do fato de que o meu blog se diferenciava de todos os blogs de outras consultoras Natura por não se focar na venda de produtos e na atividade de consultoria, e sim em conteúdo. Daí, até onde me foi dito pela própria Natura, bastou o meu blog ser citado por um consultor de web contratado por eles como exemplo de blog e eles resolveram entrar em contato comigo com a idéia de um blog para a Campanha Chronos 2007.
O mais legal de tudo é que eu apenas tenho uma limitação de assuntos, pois o tema central do blog da campanha é bem específico. Fora isso, tenho liberdade editorial total para criar os textos e inserir imagens (com cuidado para não infringir direitos autorais, claro) do meu jeito, com o meu toque pessoal, pois uma preocupação grande da Natura era manter o caráter genuíno de uma comunicação de consultora para consultora, sem interferências da empresa neste sentido. Eles queriam um blog feito por uma consultora, e não um canal de comunicação da Natura com suas consultoras. E é assim que a coisa está acontecendo na prática e fico muito feliz por mais uma atitude acertada da Natura.
Coorporativamente falando, a meu ver, temos um ponto muito importante nesta história toda, que só consigo enxergar agora: para a Natura, a Luciana, dona do blog movimento_natura é o que chamamos de uma ‘advogada da marca’, por pleno livre arbítrio e boa vontade e sabe disseminar isso de maneira efetiva pela web. O fato é que agora vejo um momento que pode ser um divisor de águas - o momento em que a marca entra em contato com este ‘advogado da marca’ por quaisquer motivos. Essa interação entre marca e advogado da marca pode ser uma experiência morna, que não altera a percepção da marca para esta pessoa. Pode, por outro lado, ser uma experiência excitante, que eleva a percepção da marca a outro patamar, ou também, pode ser até uma experiência frustrante, o que pode fazer com que qualquer advogado da marca passe do dia para a noite para o lado indesejado.

Com a natureza que a internet possui e as ferramentas facilitadoras aí disponíveis, as experiências frustrantes de advogados de uma marca podem ter um peso muito negativo. Por outro lado, quando a percepção se eleva positivamente, não existe budget corporativo que pague isso. É muito importante um esforço da marca no sentido de manter e sempre melhorar essa percepção.

2 comentários:

Luciana Ferreira disse...

Edu, parece que a tendência dos blogs chegou definitivamente ao mundo corporativo. Ótimo para nós, que ganhamos mais uma ferramenta para propor e trabalhar.
Não podemos esquecer, no entanto, que blogs corporativos são delicados. O mundo da web exige a subversão da hierarquia e, portanto, a comunicação honesta e transparente dos executivos das empresas diretamente (de igual paa igual) com seus consumidores e públicos de interesse. É preciso que a empresa avalie até que ponto está disposta a se despir, sob pena desses blogs se tornarem continuações dos velhos despersonalizados sites corporativos.
Beijos e obrigada pela pesquisa.

Lu

Claudia Martinelli disse...

O importante é que agora temos mais uma forma de ganharmos $$$$$$$$$$$$$$$$$$$!!! Uhul!
Vai treinando....

Beijos, amo vc!