domingo, 2 de dezembro de 2007

Dia das Relações Públicas

Hoje, 2 de dezembro, data em que se comemora a nossa profissão, quero parabenizar à todos os RPs e as empresas que acreditam na sua função estratégica e na importância dos seus resultados.

Quando se refere à origem da atividade, a literatura nacional sobre área aponta o engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, nascido em 2 de dezembro de l876, em Penedo, Alagoas, como o “Pai das Relações Públicas no Brasil”. Pinheiro Lobo foi responsável por criar o primeiro departamento de Relações Públicas no País, na concessionária da iluminação pública e de transporte coletivo The São Paulo Traway Light and Power Co.

A empresa canadense decidiu abrir um setor especializado no relacionamento com órgãos de imprensa e poderes públicos, devido a grande insatisfação apresenta por esses públicos.. A baixa qualidade dos serviços prestados por empresas estatais e, conseqüentemente, a descontentamento dos consumidores, fizeram surgir protestos populares contra empresas governamentais. Nasce, então, o trabalho de RP no Brasil, com o objetivo primeiro de mudar a opinião pública com relação a essas organizações.

Em 14 de junho de 1984, Eduardo foi transformado em Patrono da área pela Lei 7,167, cuja a data de nascimento foi escolhida como o “Dia das Relações Públicas".

Nenhum comentário: