sábado, 19 de abril de 2008

Todos por São Paulo: pelo trânsito livre e ar limpo

O plano "Todos por São Paulo: pelo trânsito livre e ar limpo" foi desenvolvido pela SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades com o objetivo de contribuir com a redução dos congestionamentos e da poluição do ar de São Paulo e região metropolitana mediante a proposta de um leque abrangente de estratégias.

Mais informações e confirmações de presença pelo telefone (11) 3013-3432 ou pelo e-mail geral@somaagencia.com.br. Não há taxa de inscrição.

domingo, 13 de abril de 2008

Museu de jornalismo é inaugurado nos EUA

Abaixo, notícia veiculada no jornal OESP, do dia 9 de abril. A matéria foi escrita por Patrícia Campos Mello, de WASHINGTON. Muito bacana!


Newseum mostra como a mídia cobriu grandes acontecimentos e faz homenagem a heróis da profissão; capa do ‘Estado’ representa o Brasil

A porta do edifício Watergate que levou à eclosão do escândalo, mais de 35 mil capas de jornais do século 16 até hoje, o bloco de anotações do jornalista que deu o furo sobre o caso de Bill Clinton e Monica Lewinsky e até um pedaço do muro de Berlim - tudo isso faz parte do maior museu de jornalismo do mundo, que será inaugurado na sexta-feira, em Washington (EUA). O Newseum custou US$ 450 milhões, sendo a maior parte financiada pelo Freedom Forum, fundação para defesa da livre imprensa ligada à Gannett (que publica o USA Today). Grandes grupos jornalísticos como The New York Times, Knight Foundation, Bloomberg, News Corp, ABC News, Time Warner e NBC News também colaboraram.

O museu interativo de 23 mil metros quadrados mostra desde placas de barro com escrita cuneiforme até as últimas modalidades de jornalismo, como os vlogs (blogs em vídeo). Mostra também como a mídia cobriu acontecimentos como a queda do muro de Berlim e os atentados de 11 de setembro. “Este é um museu que muda constantemente, todas as galerias têm um espaço vazio para adicionarmos novas tecnologias e notícias atualizadas”, disse Susan Bennett, vice-presidente do Newseum.

Na galeria com capas do dia de jornais de todo o mundo, o Estado estava representando o Brasil.

Na seção de Notícias no Mundo, há um tributo aos jornalistas que morreram em ação, e um dos homenageados é o brasileiro Tim Lopes. “O repórter da TV Globo Tim Lopes foi seqüestrado, torturado e morto por gângsteres brasileiros em 2002”, diz a legenda. Outros homenageados são Daniel Pearl, que era correspondente do The Wall Street Journal, e o correspondente da revista Time Michael Weisskopf. Pearl foi morto por terroristas paquistaneses. Weisskopf perdeu a mão na guerra do Iraque.

Mas o Newseum não se limita a retratar o heroísmo da profissão e reserva uma ala (pequena, é verdade) para grandes vexames jornalísticos. Na seção dedicada aos mitômanos do ofício aparecem Jayson Blair, que em 2003 foi despedido do The New York Times depois de descobrirem que ele fabricava matérias, e Janet Cooke, do Washington Post, que ganhou o Pulitzer em 1981 com uma série de matérias inventadas.

As grandes “barrigas” do jornalismo também estão presentes - um jornal de Connecticut que noticiou o fim da Primeira Guerra quatro dias antes de assinarem a paz, as TVs que deram vitória a Al Gore na Flórida em 2000 e a maior delas: a manchete do Chicago Daily Tribune anunciando que Thomas Dewey havia ganho a eleição do presidente Harry Truman em 1948.

Ao lado dos painéis, uma pesquisa de 2005 indica que apenas 28% dos americanos têm “plena confiança” em notícias de jornais e TVs.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Profissão Blogueiro

Fui à campo apurar o que se fala e se faz a respeito do tema, e, não para a minha surpresa, descobri que nasce aí uma nova profissão.

A internet mudou, e muito, o mundo dos negócios e da comunicação. Grande parcela da população passa, hoje, no mínimo, 8 horas em frente a uma tela de computador. As informações são instantâneas. Nesse contexto, é necessário rever a forma com que a organização se relaciona com seus públicos e responde aos anseios de mercado. O que têm estado na pauta das empresas é uma ferramenta que só agora ganha força (e profissionalismo) no mundo corporativo: os blogs.

A função do Blog Corporativo é ser mais um canal de relacionamento entre a empresa e seus públicos estratégicos, fortalecendo sua imagem e performance. O que não falta no mercado é literatura que apresente técnicas de como utilizar essa ferramenta para alavancar seus negócios.

Segundo dados publicados na Revista Época Negócios, de Outubro de 2007, o Brasil é o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta. Os brasileiros passam, por mês, 23H30MIN na rede mundial. A seguir vêm Eua (19h52min) e Japão (18h41min).

O fato é que as empresas estão muito mais expostas hoje do que 10 anos atrás. Os internautas estão atentos. A fabricante de cosméticos O Boticário, por exemplo, passou a monitorar o que sites, blogs e fóruns de discussão diziam a seu respeito. A interação é a palavra do momento. É necessário estar sempre atualizado e pronto para responder as demandas do mundo virtual.

De acordo com a pesquisa realizada pela Booz Allen, publicada na Época Negócios, que abrangeu um total de 4,6 mil pessoas entrevistadas no Brasil, Oriente Médio, Alemanha, Reino Unidos e Estados Unidos, 50% dos adultos que possuem acesso à internet em casa visitam sites 2.0. Entre os usuários do MySpace ouvidos no Brasil, 70% disseram ter criado, recentemente, o próprio conteúdo online. Isso nos leva a constatar que as pessoas participam ativamente no conteúdo exposto na internet. Ainda mais fundamental para as empresas é a informação de que as pessoas recorrem cada vez mais às comunidades online e aos blogs para basear sua decisões de compra.

Segundo o levantamento da consultoria, 50% dos usuários de sites colaborativos seguem dicas de compra recebidas pela internet. No Brasil, as pessoas revelaram-se ainda mais influenciáveis, com um total de 56% dos entrevistados admitindo seguir sugestões de conhecidos da rede. Outro dado revelador aponta o grau de confiança absoluto que os internautas depositam na rede: 40% dos entrevistados estão dispostos a aceitar recomendações feitas por desconhecidos.

Apesar de ser blogueiro, tenho ainda minhas indagações a seu respeito. Em junho de 2007, durante o 10° Congresso de Comunicação Corporativa, assisti a uma palestra que discutia a importância de se entender as novas mídias, como blogs e redes de relacionamento. Naquele momento percebi que, apesar de formado a pouco mais de um ano, estava desatualizado, pois não havia tido nenhum contato com as chamadas “novas mídias” durante o curso superior. E, pior, conversando com ex-professores, pude constatar que esse gap ainda existia. Me pergunto, então, quem assume o comando e as diretrizes dessa ferramenta de relacionamento dentro das corporações?

Blogosfera Corporativa Brasileira

Em minha “garimpagem” pela internet, encontrei dados muito interessantes sobre o crescimento dos Blogs Corporativos, apurados pelo o Blog Corporativo Wiki e postados em Setembro de 2007.

- Número total de blogs corporativos brasileiros no wiki no dia 15/06/2006: 3
- Número total de blogs corporativos brasileiros no wiki no dia 11/09/2007: 62
- Crescimento de quase 2000%



Distribuição:
- CEO Blogs: 5
- CEO Blogs internos: 2
- Blogs corporativos de pequena empresa: 28
- Blogs corporativos de média/grande empresa: 17
- Blogs corporativos para promoção de produtos: 10




Profissão: Blogueiro Corporativo

Em agosto de 2007, a Natura inaugurou o Blog da Campanha 2007 do Chronos, a partir da pró-atividade de uma consultora de vendas blogueira. Luciana Soldi Bullara, a consultora, sempre foi muito simpática a marca e resolveu criar o blog Movimento Natura. Sempre deixou claro que a empresa não possuía qualquer envolvimento ou decisão sobre seus posts. Quando a Natura lançou o seu próprio blog ela passou também a integrar o time “oficial” da ferramenta.

Com foco em auxiliar os demais Consultores Natura a incrementar as vendas e relacionamento com clientes finais, o Blog da Campanha 2007 do Chronos é voltado para o público em geral. Temos de concordar que a idéia de trazer uma consultora satisfeita para mediar as discussões é extremamente genuína. A comunicação por blog é percebida como mais humana, fugindo do conteúdo das webs corporativas.

Abaixo, segue carta enviada pela blogueira ao Blog Corporativo:
Sempre gostei muito dos produtos Natura e sempre admirei muito a postura e filosofia da empresa. No ano passado, me deu vontade e resolvi ser Consultora. Com essa aproximação maior que tive com o universo da Natura, passei a admirar mais ainda produtos/empresa, me deu um estalo e achei que o conceito ‘bem estar bem’ poderia render a produção de um conteúdo variado, rico e importante para a nossa realidade de hoje, onde falta qualidade de vida e sobram atitudes que prejudicam nossa vida no planeta. E melhor ainda se eu pudesse usar o poder de um blog para disseminá-lo.

Desde o início (Fev/2007), bloguei com vontade, sem esperar nada, nem audiência, nem reconhecimento. Dizia a mim mesma, em finais de semana ensolarados em frente ao computador, que o tempo despendido em blogar fazia me sentir melhor por fazer algo que agregava, mesmo se o blog não passasse de um repositório de informações legais pra mim mesma, na tentativa fracassada de disseminá-las por aí.

Está certo que o meu conhecimento técnico sobre web e blogs ajudou muito e fez com que o meu blog tenha uma audiência considerável e um ótimo pagerank em ferramentas de busca. Isso de certa forma chamou a atenção da Natura, além do fato de que o meu blog se diferenciava de todos os blogs de outras consultoras Natura por não se focar na venda de produtos e na atividade de consultoria, e sim em conteúdo. Daí, até onde me foi dito pela própria Natura, bastou o meu blog ser citado por um consultor de web contratado por eles como exemplo de blog e eles resolveram entrar em contato comigo com a idéia de um blog para a Campanha Chronos 2007.
O mais legal de tudo é que eu apenas tenho uma limitação de assuntos, pois o tema central do blog da campanha é bem específico. Fora isso, tenho liberdade editorial total para criar os textos e inserir imagens (com cuidado para não infringir direitos autorais, claro) do meu jeito, com o meu toque pessoal, pois uma preocupação grande da Natura era manter o caráter genuíno de uma comunicação de consultora para consultora, sem interferências da empresa neste sentido. Eles queriam um blog feito por uma consultora, e não um canal de comunicação da Natura com suas consultoras. E é assim que a coisa está acontecendo na prática e fico muito feliz por mais uma atitude acertada da Natura.
Coorporativamente falando, a meu ver, temos um ponto muito importante nesta história toda, que só consigo enxergar agora: para a Natura, a Luciana, dona do blog movimento_natura é o que chamamos de uma ‘advogada da marca’, por pleno livre arbítrio e boa vontade e sabe disseminar isso de maneira efetiva pela web. O fato é que agora vejo um momento que pode ser um divisor de águas - o momento em que a marca entra em contato com este ‘advogado da marca’ por quaisquer motivos. Essa interação entre marca e advogado da marca pode ser uma experiência morna, que não altera a percepção da marca para esta pessoa. Pode, por outro lado, ser uma experiência excitante, que eleva a percepção da marca a outro patamar, ou também, pode ser até uma experiência frustrante, o que pode fazer com que qualquer advogado da marca passe do dia para a noite para o lado indesejado.

Com a natureza que a internet possui e as ferramentas facilitadoras aí disponíveis, as experiências frustrantes de advogados de uma marca podem ter um peso muito negativo. Por outro lado, quando a percepção se eleva positivamente, não existe budget corporativo que pague isso. É muito importante um esforço da marca no sentido de manter e sempre melhorar essa percepção.